Our Baby Alice


O que usei e não usei da mala da maternidade

09/09/2012
 Como fui para o hospital com a certeza que eu iria voltar para casa eu não levei nada mas já tinha deixado as malas prontas e meu marido só passou pegar em casa. Esquecemos algumas coisas muito importantes!!
 Segue a lista da mala da maternidade do Baby center:


O que levar para a mãe:

• Camisolas ou pijamas com abertura na frente para facilitar a amamentação pelo menos três -- eles podem sujar por causa do sangramento pós-parto). Tem gente que prefere roupas confortáveis de ficar em casa, em vez de pijama. (Eu separei 2 pijamas de calor e 1 de frio já que ela nasceu no inverno e eu não sabia se ia fazer frio ou não, usei os 2 de calor pois sujou com o sangue!)

• Calcinhas grandes e confortáveis, já "testadas", de preferência as que você já está usando na gravidez. Você vai ter de usá-las com absorventes enormes, seja parto normal ou cesárea. Leve cinco pelo menos. (Levei as 5 calcinhas e usei todas! Não gosto de me sentir suja então sempre que vazava sangue eu ia tomar um banho e me trocar!)

Penhoar para andar pelos corredores do hospital depois do parto e para receber visitas (Eu me esqueci completamente que iria ficar o dia inteiro no hospital e receberia visitas, só levei os pijamas e um vestido bonito para sair do hospital. A minha sogra levou roupas para mim depois!)

 Chinelo ou sandália de dedo (Separei um e levei outro, e foi ótimo por causa dos inúmeros banhos tanto durante o trabalho de parto quanto depois.)

• Meias ( Levei mas não usei, já que foi uma das noites de inverno que não fez frio)

• Sutiã de amamentação ( Levei 5, todos os que tinha em casa, usei uns 2)

Conchas ou absorventes para os seios (Não levei mas deveria ter levado, como tenho muito leite ficou vazando e o pijama ficou encharcado!)

• Produtos de higiene pessoal como escova, xampu, condicionador, sabonete, toalha de banho, escova de dentes e pasta (a maternidade pode até oferecer, mas você vai preferir os produtos a que já está acostumada). Leve também um batonzinho, afinal vai ser inevitável você sair nas fotos e filmagens. (Levei quase tudo isso, meu marido esqueceu de pegar o condicionador e a escova de cabelo, então já imagina né? fiquei com o cabelo uma belezinha, preso o tempo todo para ninguém perceber o tanto de nó que tinha nele!! A maquiagem só usei no dia que fui sair mesmo, para bater fotos)

• Absorventes -- lembre-se de que é normal ter sangramento após o parto (tanto vaginal como cesárea). Os hospitais costumam fornecer absorventes, mas leve pelo menos uma embalagem do tipo noturno, se você tiver uma marca preferida.  (Eu levei 4 absorventes pós parto (eles são muito gigantes!) usei todos, mas a partir do segundo dia daria para usar o noturno pois já tinha diminuído o fluxo. Levei também um pacote do noturno mas só usei em casa, esperei acabar o pós parto.)

Roupas para a saída do hospital que sejam folgadas e bem confortáveis, já que a barriga de grávida não some de um dia para o outro! (Levei um vestido e um sapato de salto baixo. Minha tia levou 2 cintas para mim que usei e achei ótimas já que depois do parto sua barriga fica mole e parece que está tudo solto la dentro e é ruim para ficar de pé, andar, você tem uma sensação ruim, com a cinta você se movimenta melhor!)

• Máquina fotográfica e pilhas extras
 (Levei, levei também o celular e o carregador)

• Filmadora e carregador de bateria, se tiver 

• Livros e revistas (Não levei, meu marido levou o notebook dele e pegamos o 3G da minha mãe emprestado, então passamos o tempo na internet)

• Lembrancinhas e enfeite de porta, se tiver preparado esses itens com antecedência. Se não, não se preocupe, eles não são essenciais. (Não levei, a lembrancinha que fiz dela entreguei para as pessoas que vieram visita-la em casa)

• Lista com os telefones das pessoas a serem avisadas do nascimento (Preparei e encarreguei minha mãe de avisar as pessoas, mas enquanto estava esperando pela dilatação nós fomos ligando avisando as pessoas)

A malinha do bebê 

Não se preocupe com as fraldas descartáveis, que costumam ser cedidas pelas maternidades e hospitais. Você vai precisar levar: ( Na minha maternidade eu tive que levar pois eles não forneciam, levei a da turma da mônica RN)

• 6 macacões tamanho RN (Levei e ela usou de tudo 3 de cada)

• 6 bodies ou camisas tipo pagão 

• 6 calças com pé (mijão) 

• 1 manta de algodão
 ( Levei apenas um cobertorzinho de microfibra e 2 cueiros)

• 2 xales de linha ou lã (pode ser um só, especialmente se estiver calor) 

• 2 casaquinhos de lã
, de preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça (Não levei e nem senti falta, talvez se tivesse bastante frio...)

 Fraldas de tecido para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar (Levei junto com os paninhos de boca)

• 6 paninhos de boca 

• 6 pares de meias
, se estiver muito frio (Levei e também as luvinhas combinando já que os bebês nascem com a unha grande e costumam se arranhar)

É bastante roupa, mas os hospitais pedem roupinhas reservas para garantir que não haja imprevisto. 

Lembre-se de lavar tudo antes com sabão de coco ou neutro e de separar as roupas que sejam adequadas para a época do ano. É verdade que os bebês ao nascer precisam ser mantidos em temperatura mais quente, mas não exagere nos agasalhos, porque eles podem deixar seu filho desconfortável. Se estiver na dúvida, peça orientação às enfermeiras da maternidade nas primeiras trocas. 

As maternidades preferem que os bebês não usem lacinhos nem pulseirinhas, que podem acabar se perdendo nas trocas. 

Atenção: Além da mala, na hora de sair de casa há outros itens que você deve se lembrar de pegar. Faça uma lista e deixe bem visível para verificar, na pressa de sair, se não esqueceu nada: 

• carteirinha do plano de saúde 

• cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal 

• documentos pessoais. 

 (Levei tudo isso, e é super importante não esquecer essas coisas!)

  Lembre-se também que se alguém for ficar com você essa pessoa também tem que levar roupas, pijama e itens de higiene pessoal, meu marido esqueceu de levar as coisas dele meu pai e meu avô emprestaram para ele depois!



( Ideia do post: gravidaaos17.blogspot.com.br )

3 comentários:

Anônimo disse...

Mto boas as tuas dicas Ana!!
Adorei!!
Já estou com minha mala prontíssima...mas agora olhando a tua lista vi que coloquei só 4 trocas de roupinhas p meu filhote...sera q é preciso eu colocar mais umas duas p garantir??
Coloquei uns 2 bodys extras,uma botinha a mais, e 1 macacãozinho...acho que vou por pelo menos mais 2 calças,...vai q precise né...

Obrigada pelas dicas!
É sempre mto bom saber o q as mamães realmente usaram na prática p vermos o q é necessário ou não...
Beijos, Pri e Kaike

Unknown disse...

oooooooooootimas diicas Aninhaaa...

amei ameeei!!!

Unknown disse...

nossa muito bom,mesmo